Sobre o Curso
O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias do Campus XXII, da UNEB, ao implantar o Curso de Letras, teve como principal objetivo suprir as demandas de profissionais habilitados, em nível superior, nas áreas de de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental e Médio de Euclides da Cunha e região, bem como atender aos anseios da comunidade, no que tange à melhoria do ensino desta “região polo” do estado da Bahia.
Trata-se de um Curso que tem com um dos objetivos assegurar a todos os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem o respeito à diversidade cultural, por entender que este constitui um dos principais pilares de uma política pedagógica séria e de qualidade.
Neste sentido, busca entender a cultura enquanto um modo de vida global, dentro do qual se percebe um sistema de significações e diferenças de raça, gênero, classe, idade, grupo de origem etc. Assim, busca considerar e trabalhar os significados socialmente construídos nos diferentes meios sociais e, mais especificamente, na região de Euclides da Cunha, a partir da interação e do respeito às diferenças, difíceis, muitas vezes de serem trabalhadas na educação escolar, tornando-se, portanto, um desafio a ser superado.
Sendo assim, a função do curso de Letras em Euclides da Cunha e região é mediar a busca pelo conhecimento, explicitando os impasses e dificuldades, favorecendo a interação, o trabalho coletivo e fornecendo os instrumentos necessários para tal. A sala de aula converte-se, então, em um espaço privilegiado para o debate, apropriação e sistematização dos conteúdos e experiências vividas no dia a dia.
Toda e qualquer forma de sociedade organiza-se e interrelaciona-se através da língua, visto ser esta um elemento fundamental para a veiculação de cultura, formação de instituições, elo entre gerações, manutenção e/ou mudança dos papéis sociais. As diferentes formas de cultura ou de arte e as mudanças históricas, políticas e sociais que existiram e têm existido só se tornaram de conhecimento comum por causa da língua, num processo contínuo e simultâneo de disseminar e preservar as informações e, paradoxalmente, também modificá-las. Não fosse esse papel fundamental da língua, os costumes de determinados povos não se manteriam até os dias atuais, as sociedades não teriam evoluído e não se saberia o que se passa de um lugar para outro. Nesse contexto, as inovações tecnológicas assumem grande importância, uma vez que provocaram mudanças nas relações sociais – e, consequentemente, linguísticas – e no acesso às informações.
Além dessa percepção da função da língua na sociedade, insere-se outra: a da centralização do indivíduo nesse processo de uso linguístico, de inserção de suas marcas individuais e ao mesmo tempo sociais, de agente no “fazer” linguístico e social, uma vez que, obviamente, é o indivíduo o responsável pela propagação linguística e pelas mudanças sociais, políticas, históricas, culturais, literárias e artísticas. A sua forma de usar a língua reflete as concepções ideológicas, seu padrão social, seu nível cultural e sua forma de ver o mundo.
Desse modo, o estudo da língua não se restringe apenas ao seu conhecimento formal, de regras gramaticais, mas envolve, primeiramente, o conhecimento das relações sociais e políticas em torno dela, o seu potencial culturalmente produtivo, as marcas históricas construídas pelos indivíduos e a sua percepção ideológica da sociedade.
É nessa perspectiva que se insere o curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas promovido pela UNEB: um curso voltado para a compreensão de um fazer social que se reflete no uso linguístico; que busca habilitar profissionais para a percepção das relações linguísticas como reflexo das relações sociais, históricas, políticas e culturais, entendendo-as não como um elemento isolado, mas como parte de um todo que constitui o universo globalizado, cujas modificações atingem qualquer lugar, qualquer pessoa nele inserido.
Nesse sentido, pretende-se que o graduando de Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas desenvolva não só suas competências linguísticas e literárias, como também didático-pedagógicas, para que possa realizar as suas funções não como mero transmissor de conteúdos, mas como potencial incentivador de busca de soluções possíveis para problemas existentes, investigador das ocorrências linguísticas e suas prováveis causas, pesquisador dos processos históricos e de sua interferência na construção dos textos literários e promotor de relações mais humanas. Em outras palavras, para além de estar habilitado para analisar os elementos linguísticos, reconhecendo os seus usos variados e as diferenciações na superestrutura do texto, nas manifestações culturais e literárias, é preciso que esse profissional também se reconheça como um indivíduo que faz parte do “fazer” social, agente no processo de busca constante do seu aprimoramento profissional, através de pesquisas e participação em projetos que tenham alcance social e comunitário.
Nessa perspectiva, busca-se trabalhar com uma visão de ser humano tanto em sua dimensão individual como social, com vistas à construção de uma sociedade em que haja mais respeito pela diversidade linguística e compreensão da sua função no desenvolvimento histórico, político, cultural e literário. Ademais, espera-se que o profissional formado tenha competência para promover articulação entre a teoria e a prática, entendendo-as como partes interligadas de um mesmo processo: ensino, pesquisa e aprendizagem.
A partir dessa concepção, o curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas do DCHT – Campus XXII, tem por finalidade formar professores de Língua Portuguesa e Literaturas para atuarem na Educação Básica (Ensino Fundamental – 6º ano ao 9º ano – e Ensino Médio). Além do ensino, esses profissionais poderão atuar em trabalhos de redação de jornais, revistas, em setores de redação, em grupos de gestão pública e privada, em trabalho de revisão de textos para periódicos, revistas, editoras e congêneres, com consultoria e na coordenação de grupo de criação, implementação e desenvolvimento de políticas educacionais, concernentes, especificamente, ao ensino da língua portuguesa e de literaturas correspondentes, nos níveis de ensino para os quais será habilitado; poderão atuar também em ocupações que demandem do indivíduo a capacidade de lidar com a linguagem, especificamente com as línguas naturais e suas especificidades, quer as considerem apenas enquanto meio de comunicação quer as entendam como constitutivas da subjetividade.
Duração do curso: 8 (oito) semestres
Turno: Matutino.
Estrutura acadêmica
Docentes
Infraestrutura
– 3 salas de aula, cada uma contendo um computador e um Datashow;
– 1 laboratório de Línguas;
– 1 laboratório de informática, contendo 13 computadores;
– Sala de auditório;
– Biblioteca.
Estrutura Curricular
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta – das 8h às 17h e das 18h às 22h. Aos sábados: 8h às 12h.